Tudo Sobre Alimentação | Uma dieta equilibrada para uma vida recheada

Tudo Sobre Alimentação | Uma dieta equilibrada para uma vida recheada

Distúrbios alimentares mais frequentes

Distúrbios alimentares mais frequentes

Entende-se por distúrbio alimentar uma perturbação alimentar que se torna prejudicial à saúde mas também ao dia a dia da pessoa que o enfrenta, podendo ocorrer por excesso ou por defeito. Os distúrbios alimentares surgem principalmente em adolescentes com o início da puberdade. Para evitar estes distúrbios alimentares a família deve ter um papel activo e deve utilizar as ferramentas que tem ao seu dispor para aconselhar o seu familiar que poderá passar por um distúrbio alimentar. A família deve incentivar a prática controlada de desporto, assegurar uma alimentação saudável e estar atenta e aberta a conversar dos problemas do dia a dia.

É certo que, os adolescentes sofrem pressões de várias ordens visto que são imensamente afectados por padrões comportamentais e estéticos do ambiente em que estão inseridos. Assim, os distúrbios alimentares estão directamente relacionados com a imagem e o corpo. Mas, este tipo de distúrbios pode estar relacionado com outros factores como os de ordem genética, psicológica e familiar.

Os distúrbios alimentares afectam em mais larga escala pessoas do sexo feminino, no entanto, existem também rapazes afectados com estes problemas. Os distúrbios alimentares podem facilmente levar a comportamentos de ansiedade e obsessão/compulsividade. Estes distúrbios levam à ruptura do funcionamento do organismo das pessoas que sofrem de distúrbios alimentares.

São de seguida apresentados os principais distúrbios alimentares conhecidos sendo depois apresentados, de forma geral, alguns métodos de prevenção e tratamento de distúrbios alimentares bem como as dificuldades que podem trazer.

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é um dos distúrbios alimentares mais conhecidos. Consiste em reduzir ao mínimo a quantidade de calorias ingerida o que leva as pessoas a passarem fome ficando sub-nutridas e criando desordens diversas na saúde. Este tipo de problema normalmente é escondido pela pessoa que o sofre sendo, normalmente, detectado quando já está muito avançado.

Bulimia Nervosa

Este distúrbio alimentar é também bastante conhecido e consiste na ingestão excessiva de alimentos provocando seguidamente o vómito ou tomando laxantes para remover do organismo os alimentos ingeridos. A bulimia nervosa tal como os outros distúrbios aqui apresentados se não for detectado atempadamente pode provocar danos irreparáveis para a saúde do doente.

Compulsão Alimentar

As pessoas que sofrem de compulsão alimentar ingerem quantidades excessivas de comida de uma só vez ou estão constantemente a ingerir pequenas quantidades de comida mesmo que cheguem a sentir-se enfartadas. Este problema pode levar ao rápido aumento de peso e outros transtornos para a saúde.

Ortorexia

A ortorexia consiste na obsessão pela qualidade nutricional dos alimentos a ingerir, esta obsessão chega a levar a pessoa a abolir certos alimentos da sua dieta o que pode chegar a ser prejudicial pois devemos ingerir de forma controlada todo o tipo de alimentos.

Como evitar e tratar os distúrbios

É sabido, actualmente, que os distúrbios alimentares em situações limite podem inclusivamente levar à morte. É necessário tratar destes problemas como problemas sérios e reais procurando ajuda médica e especializada. Para prevenir estes distúrbios alimentares deve procurar-se fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico.

Visto que estes distúrbios alimentares surgem muitas vezes na adolescência os pais como educadores que estão devem estar atentos e devem apoiar os adolescentes para que estes se desenvolvam com uma auto-estima saudável e com conhecimento das dificuldades que terão que enfrentar.

Veja também:

Alimentação para Diabéticos
Anorexia Nervosa, compreenda o distúrbio
Bulimia nervosa
Alimentos que reduzem o colesterol
Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem Comentários


Deixe o seu Comentário!


Ainda sem trackbacks.